Quantcast
Channel: AutoEstima em 30 Dias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Como Controlar o Ciúme com essas 6 Técnicas

$
0
0

Veja aqui como controlar o ciúme e ter uma vida mais plena, afinal esse é um problema que pode comprometer sua saúde mental e também física.

Dentre os principais problemas que levam ao fim de um relacionamento, o ciúme está no topo da lista.

A maioria das mulheres que sentem ciúmes estão inseguras e isso pode estar afetando diretamente na sua autoestima. Isso porque o ciúme excessivo é um indicador de que algo não está bem com você, que você não está bem consigo mesma, em outras palavras, indica que a sua autoestima está baixa.

Na maioria das vezes, o ciúme é um sentimento normal do ser humano. O problema é quando isso se tona uma coisa doentia, com a vontade de controlar o parceiro, iniciar perseguições, dentre outras ações que podem sufocar um relacionamento.

Vamos nos aprofundar mais no problema

Para que um casal possa viver bem, é necessário que um respeite a individualidade do outro. O que ocorre é que uma pessoa com ciúme excessivo, geralmente, passou por algum momento traumatizante no passado e agora vive em constante medo: medo de perder, medo porque se acha feia, porque se acha inferior ou mesmo medo de ser traída novamente.

A insegurança dessa pessoa pode ser ocasionada por esses sentimentos negativos de experiências passadas. Sentimentos esses que estão relacionados com a falta de amor próprio. Pensamentos como: “ele terminou comigo porque sou feia” ou “ele me traiu porque não sou igual a fulana ou beltrana”.

Desse modo, uma pessoa insegura tornará seus relacionamentos conturbados, nunca conseguindo ter algo estabilizado.

E essa insegurança toda gerará um ciúme doentio na pessoa. Desse modo, ela acabará por se colocar numa posição ainda pior: baixa autoestima e sobrecarga de pensamentos negativos.

É por isso que hoje vamos te mostrar como controlar o ciúme seguindo algumas dicas eficientes. Assim você poderá se libertar desse fardo. Confira a seguir.

Técnica 1: Reconhecendo

De acordo com psicólogos, o primeiro passo para quem quer saber como controlar o ciúme é analisar a situação e aceitar que possui um problema. Você precisa estar ciente de que o seu ciúme está causando danos não somente para sua relação, mas também para você.

Não confunda zelo com possessão. Enquanto o primeiro tem o objetivo de cuidar, o segundo tem o objetivo de controlar.

Técnica 2: Descobrindo o motivo

Ok, agora que você aceitou que tem um problema e busca como controlar o ciúme, o que precisa é descobrir qual o motivo desse ciúme excessivo.

Como já mencionamos antes, na maioria das vezes o ciúme excessivo está relacionado com problemas de baixa autoestima e insegurança. Normalmente com traumas sofridos no passado.

Analise os possíveis motivos de você estar desse jeito, o porquê de tanta obsessão, o que leva você à chegar a tal ponto? Desse modo, você pode repensar atitudes e melhorar como pessoa. 

Assim como, se o problema for com seu parceiro, então sente-se para conversar de forma franca com ele. O importante é começar a lidar com esse problema para ter uma vida melhor.

Técnica 3: Ame-se Mais

Não existe isso de amara mais a pessoa do que a sai mesma. Se você não sabe amar a si mesma, nunca terá um relacionamento estável.

Aprender a lidar consigo mesmo é algo fundamental e ditará como você irá se relacionar com o mundo a sua volta. Se você sente-se frustrada consigo mesma e está com pensamentos negativos, isso fará com que você sinta-se insegura.

Procure descobrir sobre si mesa, faça uma autoanálise para descobrir suas qualidades, seus pontos fortes. Você precisa aprender a gostar de si mesma, somente assim conseguirá se relacionar bem com o mundo, melhorar sua autoestima e controlar o ciúme.

Lembre-se que todo mundo possuir defeitos, até mesmo aquelas pessoas lindas e bem sucedidas. O que você tem que focar é nas suas qualidades, apenas esse passo poderá fazer uma diferença enorme na sua vida e te ajudará a aprender como controlar o ciúme.

Pegue seu defeitos e pare de focar neles, use-os para se divertir consigo mesma. E foque nas suas habilidades e qualidades. Acredite, uma mulher se torna muito mais atraente quando está confiante.

Técnica 4: Pare e reflita

A primeira coisa que vem na cabeça quando você presencia um momento que julga ser falta de respeito por parte do seu parceiro (olhar uma mulher passando na rua, por exemplo) é explodir e criar um “barraco” em público. Porém, pare um pouco, respire fundo, conte até mil, pense em coisas boas, enfim, deixe a raiva passar, afinal de contas isso não faz nada bem para você.

Esse exercício te ajudará a controlar seu ciúme e também sua raiva. Ficar com o coração carregado não é bom, nem para sua saúde mental e muito menos para sua saúde física.

Em muitos casos, tudo não passa apenas de fruto da sua imaginação. Muitas mulheres começam a criar fantasias sobre traições apenas porque o namorado ou marido olhou de canto para uma mulher que passou na rua. Você precisa entender que é normal do ser humano notar em coisas que nos chamam a atenção.

Técnica 5: Cuide de si mesma

Se você sente que sua aparência a incomoda e, talvez, seja um dos motivos que te deixa com baixa autoestima e insegurança no seu relacionamento, então cuide disso. Como foi dito aqui antes, quando uma mulher se sente segura e confiança, isso ajuda a controlar suas crises de ciúmes.

Mantenha o equilíbrio em sua vida. Saiba que existirão momentos bons e ruins na vida, mas esteja sempre preparada para eles. Nunca deixe que pensamentos negativos atrapalhem a sua vida e bem lhe façam desenvolver um ciúme excessivo.

Técnica 6: Livre-se dos fantasmas do passado

Algumas mulheres que foram traídas tendem a ser desconfiadas, pois temem que isso se repita. Aprender como controlar o ciúme requer que você elimine o passado ruim da sua vida atual.

Estar presa aos “fantasmas do passado” pode também te tornar uma pessoa mais agressiva, assim como ser uma porta aberta para outros problemas como ansiedade, compulsão alimentar e até mesmo a depressão.

O que você precisa entender é que você não pode se privar de ter um relacionamento pleno por conta de um problema que aconteceu na sua vida, permita-se ser livre e feliz.

Essas dicas não dispensam a ajuda de um profissional especializado, mas elas serão de grande ajuda para que você consiga aprender como controlar o ciúme. 

Até
Giovanni Herbert

The post Como Controlar o Ciúme com essas 6 Técnicas appeared first on AutoEstima em 30 Dias.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Latest Images

Trending Articles





Latest Images